Tuesday, February 20, 2007

Luis Filipe Scolari

Perfil
Nome completo Luiz Felipe Scolari
Data de nasc. 9 de novembro de 1948
Local de nasc. Passo Fundo, RS, Brasil
Apelido Felipão
Clube atual Selecção Portuguesa de Futebol
Número
Posição Treinador
1966 Aimoré (RS)
Anos Clubes Jogos (gols)
Caxias
Juventude
Novo Hamburgo
CSA

1982
1982-83
1983
1984-85
1986
1986-87
1987
1988
1988-90
1990
1991
1991
1992
1993-96
1997
1997-2000
2000-01
2001-02
2003-06 CSA
Juventude
Brasil de Pelotas
Al-Shabab (Arábia Saudita)
Pelotas
Juventude
Grêmio
Goiás
Al-Qadsia (Kuwait)
Kuwait
Criciúma
Al Ahli (Arábia Saudita)
Al Qadsia
Grêmio
Júbilo Iwata (Japão)
Palmeiras
Cruzeiro
Seleção Brasileira
Seleção Portuguesa

Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão, (Passo Fundo, RS, 9 de novembro de 1948) é um ex-zagueiro brasileiro (defesa central) e atualmente treinador de futebol. Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na copa do Japão e da Coréia do Sul. É desde 2003 técnico da Seleção Portuguesa, tendo prestigiado a Selecção Nacional Portuguesa nos torneios Internacionais em que tem participado, tanto no Europeu de 2004 em que se tornou vice-campeão como também na Copa do Mundo "Alemanha 2006" em que foi semi-finalista
Índice

* 1 Carreira
o 1.1 O jogador
o 1.2 O treinador
* 2 Recorde de vitórias seguidas em mundiais
* 3 Fé
* 4 Principais títulos
* 5 Ligações externas


O jogador

O zagueiro Scolari começou sua carreira futebolística aos dezessete anos, jogando nos juvenis do Aimoré, de São Leopoldo (RS). Seu interesse por futebol foi por influência de seu pai, Benjamim Scolari, considerado um dos melhores zagueiros do sul do país na sua época. Apesar de não ser um jogador habilidoso, começou a se destacar dos demais devido a seu estilo aguerrido e de liderança, sendo sempre titular e capitão nos times por onde passou. Depois do Aymoré, transferiu-se para o Caxias, uma equipe de maior prestígio dentro do cenário gaúcho, onde ficou por 7 anos. Depois disso, jogou ainda no Juventude, Novo Hamburgo e no CSA, de Alagoas, onde aposentou-se como jogador em 1982. Como jogador nunca jogou em um de seus times do coração, o Grêmio. Scolari admite que tem dois times em seu coração, o Grêmio e o Palmeiras, time pelo qual a sua mãe é fanatica.

O treinador

Mostrando o mesmo estilo que o definiu como jogador, Scolari começou como técnico no próprio CSA, passando pelo Brasil de Pelotas, e o Al Sabbab, da Arábia Saudita. Começou a ser reconhecido em 1987, quando levou o Grêmio ao tricampeonato gaúcho. Seu primeiro título nacional veio com a conquista da Copa do Brasil pelo Criciúma. Depois disso, teve passagens pelo Grêmio, onde conquistou vários títulos, entre eles a Taça Libertadores da América em 1995. Durante este período no Grêmio, com a visibilidade nacional, Felipão recebeu duras críticas, especialmente da mídia do Sudeste do país, onde era considerado um técnico "retranqueiro". Fruto deste reconhecimento e notabilização que ocorreram com a conquista da Taça Libertadores da América em 1995 e do Campeonato Brasileiro de 1996, Felipão, após uma fase brilhante no Grêmio, transferiu-se para o Palmeiras, onde também teve uma exitosa passagem, se consagrando definitivamente vencendo a Copa do Brasil de 1998 e a lendária Libertadores de 1999, além de outros títulos, mas à exemplo de sua passagem pelo Grêmio, não obteve sucesso na disputa do Mundial Interclubes/Copa Toyota. Chegou a treinar o Cruzeiro, onde não obteve grande êxito. Seu maior desempanho foi na Seleção Brasileira da Copa de 2002 do Japão e Coréia do Sul, onde conquistou o pentacampeonato. Com exceção do Mundial Interclubes, perdido em 1995 com o Grêmio para o Ajax, da Holanda e em 1999 com o Palmeiras para o inglês Manchester United, conquistou todos os títulos que um treinador brasileiro pode ambicionar: Campeonato Regional, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores da América e Mundial de Seleções.

Atualmente é técnico da Seleção Portuguesa de Futebol, a qual levou à final da Eurocopa de 2004 e às semi-finais da Copa do Mundo, em 2006 na Alemanha. Após uma disputa desgastante contra a seleção da Holanda, em jogo considerado como sendo o mais violento da copa, a seleção de Portugal e do brasileiro Luiz Felipe Scolari conquistou uma das vagas para as semi-finais, derrotando a seleção da Inglaterra nos pênaltis, credenciando a Seleção de Quinas para enfrentar a França. Nas semifinais Portugal perdeu por 1 a 0 e disputou o terceiro lugar com a Alemanha. Embora derrotado por 3 x 1, sua campanha foi suficiente para empolgar os portugueses, que só haviam chegado às semifinais de uma Copa do Mundo em 1966, na Inglaterra.

Recorde de vitórias seguidas em mundiais

Na Copa do Mundo de 2006, por Portugal, Felipão tornou-se o primeiro treinador da história das Copas do Mundo a obter 11 vitórias consecutivas: 7 pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2002 (quando conquistou o Penta para o Brasil) e 4 pela Selecção Portuguesa de Futebol na Copa do Mundo de 2006, encerrando essa série de vitórias consecutivas nas quartas-de-final, no empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação com a Inglaterra, obtendo a classificação nos pênaltis, graças a uma de suas apostas pessoais: o goleiro Ricardo, que substituindo o ídolo português Vítor Baía conseguiu defender a inédita marca de três cobranças em uma mesma partida, superando nove outros goleiros que já haviam defendido duas cobranças, como o brasileiro Taffarel e o argentino Goycoechea.

Em 2002, Felipão levou a "Seleção Canarinho", como é conhecida a seleção brasileira, a vitórias contra as seleções da Turquia, China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, novamente a da Turquia, e na grande final a seleção alemã.

Em 2006, na Alemanha, Felipão levou a "Seleção das Quinas", como é conhecida a seleção portuguesa, a vitórias contra a Angola, Irã(o), México e Holanda.



Aparição de Nossa Senhora de Fátima representada em Mosaico

Felipão sempre foi marcado por sua fé católica. Na conquista do pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira levou consigo e com seus jogadores uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, santa que tem santuário na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul.

A Santa acompanhou a Seleção Brasileira de futebol durante a campanha em que conquistou pela quinta vez o campeonato mundial. Felipão, em agradecimento, pagou uma promessa, indo de Caxias do Sul a Farroupilha, a pé, andando uma distância de aproximadamente 20km. Ao deixar a seleção, a santa permaneceu no Brasil, até que tempos depois, para impulsionar a participação de Portugal na Eurocopa, Felipão mandou-a buscar na Granja Cumary.

Scolari passou a maior parte de sua carreira em Caxias do Sul (Brasil), e deste fato surgiu sua devoção a Nossa Senhora do Caravaggio. A famosa imagem que o acopanha foi um presente ganho, em 2001, no quadro "amigo oculto" promovido todo final de ano pelo Fantástico, dado a ele pela atriz Fernanda Montenegro.

Em Portugal, Felipão juntou a imagem da santa "brasileira" a imagem da Nossa Senhora de Fátima.

Luiz Felipe Scolari utiliza a sua fé para motivar e aproximar os seus jogadores. Figo, jogador portugues, ao ser substituido durante as quartas de finais da Eurocopa de 2004 contra a Inglaterra, pode ser um exemplo de como a fé de Felipão contagia a equipe portuguesa. Durante a disputa de pênaltis, o atacante rezava em frente às imagens das duas aparições da mãe de Jesus, até que o atacante Beckham errou sua cobrança ao sofrer um providencial escorregão.

Principais títulos

* 1982 - CSA - Campeão do Campeonato Alagoano.
* 1987 - Grêmio - Campeão do Campeonato Gaúcho.
* 1989 - Al Qadsia - Campeão da Taça Salmiya.
* 1990 - Al Qadsia - Campeão da Taça do Emir.
* 1990 - Kuwait - Campeão da Taça do Golfo.
* 1991 - Criciúma - Campeão da Copa do Brasil.
* 1994 - Grêmio - Campeão invicto da Copa do Brasil.
* 1995 - Grêmio - Campeão do Campeonato Gaúcho.
* 1995 - Grêmio - Campeão da Taça Libertadores da América.
* 1995 - Grêmio - Vice-Campeão do Mundial Interclubes.
* 1996 - Grêmio - Campeão do Campeonato Gaúcho.
* 1996 - Grêmio - Campeão da Recopa Sul-Americana.
* 1996 - Grêmio - Campeão do Campeonato Brasileiro.
* 1997 - Palmeiras - Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro.
* 1998 - Palmeiras - Campeão da Copa do Brasil.
* 1998 - Palmeiras - Campeão da Copa Mercosul.
* 1999 - Palmeiras - Vice-Campeão do Campeonato Paulista.
* 1999 - Palmeiras - Campeão da Taça Libertadores da América.
* 1999 - Palmeiras - Vice-Campeão do Mundial Interclubes.
* 1999 - Palmeiras - Vice-Campeão da Copa Mercosul.
* 2000 - Palmeiras - Campeão do Torneio Rio-São Paulo.
* 2000 - Palmeiras - Vice-Campeão da Taça Libertadores da América.
* 2001 - Cruzeiro - Campeão da Copa Sul-Minas.
* 2002 - Brasil - Campeão da Copa do Mundo de 2002, vencendo todos os jogos.
* 2004 - Portugal - Vice-Campeão da Eurocopa.

Labels:

Saturday, February 03, 2007

Luís Filipe Scolari (Treinador da Seleção Portuguesa)

Biografia
Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão, (Passo Fundo, RS, 9 de novembro de 1948) é um ex-zagueiro brasileiro (defesa central) e atualmente treinador de futebol. Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na copa do Japão e da Coréia do Sul. É desde 2003 técnico da Seleção Portuguesa, tendo prestigiado a Selecção Nacional Portuguesa nos torneios Internacionais em que tem participado, tanto no Europeu de 2004 em que se tornou vice-campeão como também na Copa do Mundo "Alemanha 2006" em que foi semi-finalista.